Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Face Oeste do Naranjo - um sonho realizado

                                                                          
                                                                                                                                                      
Quando, em 1994 fui pela primeira vez ao Naranjo, nos Picos de Europa, fiquei horas a fio diante da  face oeste, a olhar para aquela parede vertical, procurando seguir os movimentos dos escaladores, que parecem pequenos pontos, e invejando a sua capacidade  para  subirem, por ali, os quinhentos metros que separam a base do topo daquela imponente montanha. Sonhava, então, um dia fazer o mesmo, mas o tempo foi passando e o sonho foi-se desvanecendo. Todavia, há cerca de um ano, em conversa com o João Animado, o sonho renasceu, quando ele se disponibilizou para fazer cordada comigo e tentarmos a via "Sagitário". Ninguém imagina a minha excitação. Daí para a frente foi só treinar. O grande dia foi o passado 28 de Julho. Atacámos a referida via, eu,  o João Animado e  o João Miguel - atleta do GDC de Vilarelho que entretanto incluímos na cordada - e alcançámos o topo cerca das 14 horas. Apesar de tudo, há que sublinhar que eu era o elo mais fraco e, ao chegar à quinta reunião, fiquei por ali  e deixei-os subir a eles. Relmente eu estava completamente extenuado e não aguentei subir ao topo. O João Animado foi sempre a abrir - de outra forma, nem eu nem o João Miguel seríamos capazes de alcançar aquele objectivo. Foi um dia inesquecível para todos nós e também para o GDC de Vilarelho, mas para mim foi a realização de um sonho; apesar de ter ficado a dois lanços do topo. Mas eles continuaram com a mesma energia e, no dia seguinte, antes de descermos para a carrinha, ainda fizeram outra via - a Schutze. Ainda insistiram comigo para os acompanhar, mas para mim era um esforço demasiado grande e preferi que fossem só eles.
      Finalmente, é  necessário sublinhar o desempenho do João Animado, que deu um autêntico festival de escalada. Depois de o ver em acção numa grande parede como aquela, compreende-se claramente a razão pela qual ele é considerado um dos melhores escaladores portugueses.
       Um abraço. Valdemar Chaves.

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns pela proeza de elevada dificuldade!!
    Cátia Mesquita

    ResponderEliminar