Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Stanislava Pavlov

    Tal como em anos anteriores, o Centro Social de Santa Senhorinha de Vilarelho realizou no passado dia 22 de Abril uma pequena festa dedicada aos seus utentes, festa essa que é sempre programada para o domingo mais próximo do dia de Santa Senhorinha, padroeira de Vilarelho e do Centro Social. Acontece que, pela primeira vez desde que a referida instituição existe, o dia 22 de Abril foi num domingo. Daí a coincidência das duas festas, a de Santa Senhorinha e a do Centro Social. Foi um evento muito simples: uma missa, um almoço oferecido aos utentes - que foi também partilhado por algumas pessoas que se quiseram associar à festa - e, finalmente, um recital de música coral executado pelo Orfeão da Associação Cultural de Recardães, do concelho de Águeda.
     Eu, que sempre gostei de música coral, estava particularmente interessado no concerto e foi com grande atenção que a ele assisti.      Foi muito agradável. O repertório, que conseguiu ser simultaneamente erudito e acessível a pessoas de todas as condições culturais - o que é um feito notável - foi executado de forma primorosa: afinação impecável, leitura musical rigorosa e sensibilidade estética impressionante. Literalmente um espectáculo.  O mais surpreendente, contudo, foi a direção artística.  Na verdade, este orfeão não tem maestro. Tem - imaginem - uma maestrina. Só por isso já merece ser visto e ouvido, pois,se maestros há muitos, maestrinas são (ainda) muito raras em todo o mundo. Mas as surpresas não ficam por aqui: acontece que esta jovem - de seu nome Stanislava Pavlov - é natural da Sérvia e imigrante em Portugal desde 2006. Detentora de formação académica completa na área da música e da pedagogia musical, possui já um vasto currículum, do qual uma grande parte realizada em Portugal. Mas é patente, a quem estiver mais atento, que Stanislava tem uma outra qualidade importantíssima para uma maestrina: a capacidade de liderança. Assim já se compreende o elevado nível artístico alcançado pelo orfeão.
     Recomendo vivamente este espectáculo a todos os que verdadeiramente gostam de música. E tal vai ser possível brevemente em Tourencinho, por ocasião da festa do Centro Social de Nossa Senhora do Extremo. Eu lá estarei, se Deus quiser.

     Um abraço. Valdemar Chaves.

Sem comentários:

Enviar um comentário