Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A ALDEIA MAIS PORTUGUESA

A interioridade profunda da raia fronteiriça da Beira Baixa encanta qualquer um.
No passado Domingo fomos até lá. O Fernando e a Elsa Couto, o Valdemar, a Dores, a Feliciana, o Manuel Machado e eu.
A idéia inicial era ligar Monsanto a Penha Garcia e fazer, em Penha Garcia, a rorta dos fósseis. Posteriormente iríamos dar um pulo a Idanha a Velha.
A reacção geral obtida  perante Monsanto provocou alguma demora e como consequência propôs-se a alteração da actividade que passou a ser constituida por 3 marchas urbanas distintas. A primeira sendo realizada na aldeia de Monsanto, a segunda em Penha Garcia e a terceira realizada um pouco mais a Norte, em Sortelha. No final da marcha de Penha Garcia caminhámos para o restaurante local, " o Javali " onde, com afinco, nos atirámos a um prato confeccionado com base no dito animal.
Como particularidades desta actividade registo o facto de Monsanto ter sido, em tempos, considerada a aldeia mais portuguesa. Penha Garcia tem a rota dos fósseis, integrada no Geopark Naturtejo,  que nos ofereceu uma paisagem espectacular, um conjunto de moinhos de água em excelente estado de conservação e a vista de um conjunto substancial de fósseis. Penha Garcia e Monsanto são, ainda e por excelência, as terras portuguesas dos adufes.
Relativamente a Sortelha saliento o facto desta aldeia histórica, fortificada, conseguir o feito de não ter qualquer construção recente no interior das suas muralhas e apresentar um razoável estado de conservação.
Penso poder afirmar que toda a gente ficou encantada.

https://picasaweb.google.com/109728965179361561500/MONSANTOPENHAGARCIA?authuser=0&feat=directlink

Sem comentários:

Enviar um comentário